terça-feira, 20 de março de 2007

Atrás de um grande homem, há sempre grandes mulheres!


- Este é para a Beatriz!......... Manel!....... Ana!
Abri rapidamente um dos meus presentes de Natal da minha avó.
- Vó, deves ter-te enganado nas etiquetas, este livro não é para mim.
- Qual? Este? “As Mulheres de Mozart”? Claro que é para ti. Este livro é fantástico, é um romance baseado na vida íntima do célebre compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart.
- E esse homenzinho era assim tão interessante para haver um livro sobre a sua vida amorosa? – perguntei eu.
- Homenzinho? Ele é um dos maiores génios da música clássica! E toda essa genialidade e inspiração veio da família Weber, quatro irmãs que irão cativar o seu coração e inspirar a sua música. Josefa, Aloysia, Constanze e Sofia vão reflectir-se nas heroínas das óperas de Mozart. – continuou a minha avó – Este romance histórico retrata também as suas dificuldades em conseguir levar a sua música às pessoas. Além disso, é descrita a Europa civilizada e intelectual do séc. XVIII.
- Parece-me interessante...
- Para não falar que Stephanie Cowell é autora de diversos romances históricos, premiada com o 1996 American Book Award. Apaixonou-se, ainda jovem, por Mozart ao ver as "Bodas de Fígaro", com o seu pai, o que fez com que seguisse a sua carreira de cantora lírica, interpretasse muitas das heroínas de Mozart e escrevesse este arrebatador romance.
- Pronto Vó, já me convenceste!...
Ana Isabel, 10º A

2 comentários:

Fátima Inácio Gomes disse...

Até a mim me convenceste! Parabéns! Conseguiste transmitir o essencial da autora, da obra, os seus motivos de interesse! E de uma forma original! Perfeito! :D

Fátima Inácio Gomes disse...

Já agora... o título... hummm, nunca gostei muito desse dito do "por trás de cada grande homom...". Aparentemente, está a valorizar a mulher, mas... deixa muito a desejar!... as grandes mulheres, simplesmente, existem. E conseguem sê-lo, sozinhas. Mas talvez seja verdade que a maior parte dos grandes homens só o conseguem ser porque têm alguém a dar-lhes "espaço" e segurança. ;)