terça-feira, 27 de março de 2007

O PROCESSO



Por mais difícil que tivesse sido, e realmente foi, lá escolhi um livro, “O Processo” de Franz Kafka. Este foi um escritor checo, nascido em Praga a 3 de Julho de 1883 e morreu no sanatório de Kierling, em Viena, a 3 de Junho de 1924 e ao longo da sua vida publicou vários livros como, “A Metamorfose” (1916), “O Castelo” (1926), “Um Artista de Fome”, entre outros.
Este livro falo-nos acerca de Josef K., bancário de profissão, que no dia em que fazia 30 anos é detido na sua própria casa sem saber qual o motivo. Todo o seu processo era obscuro, os juízes e o tribunal eram corruptos. Mas apesar disso, vivia normalmente e tinha as suas paixões, pois sabia que não tinha feito nada de errado.
Durante toda a história, K., tenta desvendar a “cilada” que lhe armaram e por quem foi feita.

O mais impressionante neste livro, na minha opinião, foi o método que Kafka utilizou, no início para cativar o leitor, neste caso eu, para depois no final não se saber como se termina a história, ou seja, não se sabe como terminou o processo. Se Josef conseguiu escapar do enigmático julgamento ou não.
Apesar de nunca ter sido fã da leitura, gostei imenso deste misterioso livro e gostaria de repetir esta experiência!!



Ana Teresa Nº 2
Turma 10ºC

4 comentários:

Fátima Inácio Gomes disse...

Para uma não "fã de leitura" escolheste logo um grande autor com obras marcantes! Ainda bem que gostaste. Eu também gostei do teu comentário. :D

Scorpionster disse...

eu tambem li e sei o fim... pá... já li este, a metamorfose e o America... pelo que vou percebendo ele num diz nada... ou melhor... hmmm... complicado... é como um livro de paisagens a preto e branco, cabe-nos a nós colorir... eu passei meses a sonhar com este livro depois de o ter lido...

Fátima Inácio Gomes disse...

hummm Pára de dizer NUM!!!! :p (vou-te bater!.. grrr)

Scorpionster disse...

:p
num sei se mereço...xD