quarta-feira, 6 de junho de 2007

Amor que morre



O nosso amor morreu... Quem o diria!
Quem o pensara mesmo ao ver-me tonta,
Ceguinha de te ver, sem ver a conta
Do tempo que passava, que fugia!


Bem estava a sentir que ele morria...
E outro clarão, ao longe, já desponta!
Um engano que morre... e logo aponta
A luz doutra miragem fugidia...

Eu bem sei, meu Amor, que pra viver
São precisos amores, pra morrer,
E são precisos sonhos para partir.

E bem sei, meu Amor, que era preciso
Fazer do amor que parte o claro riso
De outro amor impossível que há-de vir!
Florbela Espanca


Escolhi este poema pois, em primeiro lugar, é de uma autora que admiro, que expõe os seus sentimentos e opiniões sem tabus. É uma autora que aborda de uma forma clara o amor, que diz o que realmente sente sem medo de nada, sem medo do que as pessoas possam achar depois.


Escolhi também pois penso que tem a ver a comigo. Por vezes, canso-me de amar, canso-me de ser amada, porque sabe tão bem bem fazer "asneiras" e depois sermos repreendidos, de vez em quando, e depois voltar a amar com toda a nossa alma. O amor também morre, pois raramente dura para sempre, mas quando se ama faz-se de tudo para que seja aproveitado da melhor forma, de forma a que a felicidade seja mútua. Mas, quando uma pessoa ama outra e o amor não é retribuido, o amor morre, desaparece e esperamos que outro amor nasça, mas enquanto isso, não deixamos de viver.




1 comentário:

Fátima Inácio Gomes disse...

Obrigada pelo poema, Soraia. Florbela Espanca é incontornável! Acima de tudo porque, como tu mesma referiste, foi uma Mulher que não se acobardou face aos preconceitos morais e sociais e soube cantar livremente o que lhe ia na alma.

Quanto à tua visão do Amor... muito interessante. faz-me lembra o "Viver sempre também cansa", do José Gomes Ferreira... neste caso, seria bom que tivessemos relações a prazo, ao fim das quais ninguém ficaria magoado. Simplesmente, poder-se-ia passar pelo processo de enamoramente mais uma vez, e mais outra. As coisas não são assim tão simples... mas, possivelmente, o seu encanto estará aí! ;)