quinta-feira, 28 de junho de 2007

"A Cidade dos Deuses Selvagens"


Ora aqui vai uma apreciação com dois meses de atraso!... mais vale tarde... :D



Li "A cidade dos deuses selvagens" da Isabel Allende. Apesar de não ser uma das minhas actividades favoritas (a leitura), gostei de ter lido este livro porque é um livro de aventuras. A personagem principal, Alexander Cold, um jovem americano, vê-se obrigado a acompanhar a sua avó, uma colaboradora do National Geographic Magazine,bastante extravagante,numa expedição à Amazónia. A mãe de Alexander está doente, as irmãs foram para casa dos outros avós e ele, que se interessa sobretudo por música (toca flauta transvesal, como eu), acaba por ir parar ao Brasil, ao meio da selva da Amazónia. Para além dos outros membros da expedição, conhece uma rapariga brasileira, Nádia, de quem fica amigo e com quem vai viver aventuras extraordinárias. Vão conhecer o "povo do nevoeiro"e ter de superar uma série de provas junto das Bestas, através das quais conseguem atingir um nível de espiritualidade. Alex torna-se o Jaguar e Nádia a Águia. Acabam por descobrir que, por trás da campanha de vacinação de que a expedição também estava encarregada, se escondia um plano para inocular uma doença contagiosa nos índios, o que iria permitir que as terras fossem exploradas pelos brancos. Alex regressa aos Estados Unidos diferente, com muito mais experiência e, até, com um remédio tradicional que vai experimentar na mãe.

O livro é muito movimentado e as personagens são interessantes e bem construídas. Fiquei a saber bastantes coisas sobre aAmazónia e sobre o problema dos índios brasileiros.




Rui Bonifácio, 10º C

2 comentários:

Fátima Inácio Gomes disse...

Estás a ver?!... a leitura pode ser, ela mesma, uma aventura! Então de férias, de papo para o ar... ui, ui! :D

EyeOfHorus disse...

Ma belle, o concerto foi lindo!! Tão lindo minha querida, que para ser sublime só faltou a tua companhia ;)
Quanto à Isabel Allende, acompanhou-me em bastantes noites era eu mais pequena, acabei por deixá-la de lado nem sei bem porquê... talvez porque me induzisse demasiados sonhos.
Black nº1 kiss