domingo, 21 de outubro de 2007

Programação Infantil Desregulada


Num sábado acordei muito cedo, não é que seja meu hábito, no entanto, o sono não aguentou mais. Sem saber o que fazer (pois dormir já não era uma opção), fui para um dos meus vícios: ligar a televisão!

Liguei-a, mas já com a ideia de que não me iria divertir muito, pois normalmente, ao fim-de-semana de manhã, a programação infantil é prioritária, e como já não tenho 10 anos, certamente não me cativava muito estar diante à televisão a assistir às personagens animadas: Ao ligar a televisão, que se encontrava na SIC, deparei-me imediatamente com um desenho animado (do qual não me lembro o nome), mas como não achei interessante mudei para outro canal, para ver se encontrava uns "bonequinhos mais engraçados". Ao mudar para a TVI (líder de audiências), confrontei-me com: Smackdown, o que supostamente queria dizer, pessoas a matarem-se num ringue. Eu até que achei muito engraçado, mas depois lembrei-me: "É esta a proposta da TVI ao sábado de manhã para as crianças?" Bem, se calhar a intenção não era essa, mas eu que tenho um primo que se põe a pé super-cedo para ver a nossa "rica" programação infantil, deparo-me com esta situação!

Mas, afinal o meu primo vê o "Sangoku" ou "Smackdown"? Serão estes uns "desenhos animados" adequados para crianças? Será a hora ideal para um programa tão violento como este? Da maneira como as coisas estão, um dia destes ligo a televisão à 1h da manhã para ver um filme de acção e encontro o "Pokémon".

Na minha opinião, isto é inevitavelmente surreal... daqui a uns anos tenho que me deitar às nove da noite e acordar às nove da manhã, para assistir a programas destinados a adultos. E os meus futuros filhos, terão de se deitar às tantas da madrugada para se divertirem com as aventuras dos "bonequinhos"! Isto é apenas uma chamada de atenção à televisão em Portugal, porque não é um meio tão indispensável ao lazer das crianças.[???] Não é a televisão, na situação em que se encontra, que ajudará as mães, pais e "primos", a perceberem a importância de acordar muito cedo para assistir à animação infantil.

Luisa Rodrigues, 11ºE

1 comentário:

Fátima Inácio Gomes disse...

Está um bom comentário! :D Gostei muito... bom sentido crítico!
Para ter mais o carácter de artigo crítico, deveria ter um pouco mais de componente informativa e um pouco menos de 1ª pessoa ;-)