quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

...




Vivemos num mundo (e já agora, num país) marcado pela Corrupção: corrupção nas Freguesias, corrupção nos Municípios, corrupção nos Governos, corrupção no Futebol (que até dá em "Corrupção" no cinema), corrupção no Ambiente; meio mundo engorda enquanto a outra metade passa fome, literalmente, e a verdade é que também aquando do sermão do Padre António Vieira, os colonos enriqueciam à custa dos nativos, feitos escravos.

Se a crítica do Padre António Vieira é actual? Sim, é, simplesmente pelo facto de onde houver pessoas, haverá sempre desigualdades, por muito mínimas que possam ser. O caso contrário é uma utopia (ideia a que me tenho vindo a aperceber).

Tal como a língua de Sto. António, que era rémora, também actualmente há rémoras, que tentam travar as Naus de se afundarem. É o caso das ONG's (Organizações Não Governamentais) que lutam pelos direitos dos desfavorecidos, lutam pelo ambiente, e tentam curar a "cegueira" (tal como o Peixe de Tobias) que o poder económico traz aos senhores de mundo, colonos de algo que é de todos.

Mas a verdade é que, por muitas línguas que haja no mundo, por muitas rémoras, torpedos que façam tremer os oportunistas, existirão também sempre peixes-voadores, que se acharão superiores aos outros.

Ou seja, haverá sempre desigualdades. Até no comunismo as havia. A sociedade perfeita é uma utopia, mas há que lutar para que a realidade seja o mais próxima possivel dela.


Nuno Areia

9 comentários:

Cláudia Amorim disse...

oh eu gostava mais do outro título
:p

Fátima Inácio Gomes disse...

Para compensar o título... ou falta dele... a bela da ilustração. Adequada, hem?!?!?! Nem faço comentários... já os fiz na devida altura ;-) ( com classificação incluída :P)

Nuno Areia disse...

o titulo... tinha um que era mais ou menos assim:

"... nem nas ferias..."

mas achei que nao tinha muito a ver com o texto (porque será?).

depois a claudia estava a por uma quantidade significativa de pressao em mim para eu postar, por isso meti so reticencias. :D

Nuno Areia disse...

Ah, e a ilustraçao ta mto boa...
"adequada".





(fraquinha. mas acho que da pro 10...)

Cláudia Amorim disse...

"depois a claudia estava a por uma quantidade significativa de pressao em mim para eu postar, por isso meti so reticencias. :D"
vês aquilo do "insistir" sempre resulta! :P

Fátima Inácio Gomes disse...

Ora... não sei se praticarei a minha mordacidade sobre a provocação do suposto título, ou sobre o suposto desagrado que a "pressão da Cláudia" possa ter representado, ou sobre o famigerado e amaldiçoado "meti"... como estamos, ainda, em época natalícia, escapas... :P

Cláudia Amorim disse...

XD

Anónimo disse...

Não vale...o Luso é que tava meio marado e eu é que apareço a fazer as figurinhas tristes...
Já nao se pode dormir em paz...fogo...
:S

Catarina

Cláudia Amorim disse...

Ó Sô Dona Catarina é favor de ir resmungar mais lá para baixo. eheh
:p