sexta-feira, 7 de março de 2008

Sabes amar?


Tu sabes amar?
Eu estou a aprender.
Estou a aprender a aceitar as pessoas,
mesmo quando elas me desapontam.
Quando fogem do ideal que tenho para elas,
quando me magoam com palavras ásperas ou acções impensadas.
É difícil aceitar as pessoas assim como elas são,
não como eu desejo que elas sejam.
É difícil, muito difícil, mas estou a aprender.
Estou a aprender a amar.
Estou a aprender a escutar,
escutar com os olhos e ouvidos,
escutar com a alma e com todos os sentidos.
Escutar o que diz o coração,
o que dizem os ombros caídos, os olhos, as mãos irrequietas.
Escutar a mensagem que se esconde por entre as palavras superficiais;
Descobrir a angústia disfarçada,
a insegurança mascarada, a solidão encoberta.
Penetrar o sorriso fingido,
a alegria simulada, a vanglória exagerada.
Descobrir a dor de cada coração.
Aos poucos, estou a aprender a amar.
Estou a aprender a perdoar.
Pois o amor perdoa, lança fora as mágoas,
e apaga as cicatrizes que a incompreensão e insensibilidade
gravaram no coração ferido.
O amor não alimenta mágoas com pensamentos dolorosos.
Não cultiva ofensas com lástimas e auto-comiseração.
O amor perdoa, esquece,
extingue todos os traços de dor no coração.
Passo a passo, Estou a aprender a perdoar, a amar.
Estou a aprender a descobrir o valor que se encontra
dentro de cada vida, de todos as vidas.
Valor soterrado pela rejeição,
pela falta de compreensão, carinho e aceitação,
pelas experiências duras
vividas ao longo dos anos.
Estou a aprender a ver,
nas pessoas a sua alma e as possibilidades que Deus lhes deu.
Estou a aprender.
Mas como é lenta a aprendizagem! Como, é difícil amar!
Todavia, tropeçando, errando, estou a aprender...
A aprender a pôr de lado as minhas próprias dores,
Meus interesses, minha ambição, meu orgulho
quando estes impedem o bem-estar e a felicidade de alguém!
Como é duro amar! Eu estou a aprender. E tu? SABES AMAR?

5 comentários:

Cláudia Amorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cláudia Amorim disse...

obrigado por participares neste nosso [de todos] cantinho Soraia ;)
sem os xizes e os kapas fica mais interessante :p
continua a aparecer
bj

Fátima Inácio Gomes disse...

Fogo!... Soraia! É profundo o que dizes... creio que servirá de lição para muitos!

Bravo!

Soraia disse...

ás vezes uma pessoa inspira-se e sai assim umas coisas...
ás vezes sai bem e guarda-se outras vezes sai mal, mas guarda-se na mesma...
mas sinceramente nunca tive grande geito para a escrita!!!

Nuno Areia disse...

nunca tiveste "geito"... concordo hehe :D