quinta-feira, 8 de maio de 2008

"Arranjar emprego está difícil!





Imagino como será o dia-a-dia de um desempregado.
Confesso que sinto pena, já imaginaram o que é perder horas e horas no centro de emprego?
Tentei informar-me sobre o assunto e gostaria de partilhar a minha pesquisa com vocês.
A manhã de um bom desempregado, como não poderia deixar de ser, consiste em dormir até tarde, mas claro, acordar um pouco antes do meio-dia, pois há muito que fazer durante o dia.
Bem, o programa do tio Goucha não se pode perder, ele até faz publicidade ao Vaporeto titano e adora gravatas francesas, além do mais as conversas com Cinha Jardim e Lili Caneças são “interessantérrimas”, pois falam das suas silicones ou dos seus Botox ou das pernas das modelos!
O programa acaba.
Está na hora de almoçar, quanto a arrumar a cozinha, a mulher, quando chegar de mais um dia de trabalho que arrume enquanto faz o jantar, dá de comer aos filhos…Ah! Já me esquecia e enquanto trata da roupa.

2h da tarde

“- Acho que vou ao Centro de Emprego! Pensando melhor, vou ao fim do programa, hoje vais ser interessante.”
Começam as tardes da Júlia, temas interessantíssimos, desde alcoólicos anónimos que dão a cara a falar dos seus problemas (não percebo o que faz o termo “anónimos” ali, mas vá lá, dá-se um desconto, são alcoólicos, não é verdade) a velhinhas assaltadas no Alentejo por um gang de miúdos (sim, porque o Alentejo é bastante perigoso, basta espreitar as estatísticas demográficas, pois o que não falta lá é gente jovens, e claro, já sabemos como são os jovens de hoje, “uns gatunos”), mas para quem não gostar destes temas, vale sempre vale a pena ver o programa, mais que não seja para ver a Júlia Pinheiro a ladrar.

5h da tarde.

“- Bolas, 5h já! Logo agora que eu ia ao Centro de Emprego, a esta hora já fechou! Vou buscar mais uma cerveja, a outra já acabou!”
(Deixa lá amigo fica para amanhã!)
“Quem Quer Ganha” começa, vamos lá gastar dinheiro a ligar, quem sabe se com sorte o senhor desempregado não é seleccionado!

6h da tarde.

“Morangos com Açúcar” episódio repetido, não há problema, vê-se de novo, programas como este é sempre bom rever.
Agora que penso nisto, realmente, as velhinhas alentejanas têm razão, estes jovens andam perdidos, mais um programa além das estatísticas para lhes dar razão.

8h da tarde.

Entretanto, a mulher chega do trabalho e das compras com os filhos atrás, pede ajuda ao marido mas, claro está, muito cansado e apenas ajuda a arrumar a saca das cervejas - ninguém como ele para saber onde as guardar, aproveita e tira mais uma.

9h da noite.

A mulher faz o jantar e depois de jantarem vai deitar filhos e arrumar a loiça (a da hora de almoço, do marido desempregado, e a do jantar).

10h da noite.

O desempregado senta-se no sofá a ver as Telenovelas e convida a mulher, mas ela não pode pois está de volta da máquina de lavar roupa e do estendal.

11h da noite.

O desempregado vai-se deitar, fica um pouco à espera que a mulher acabe de engomar a roupa e se deite também, mas acaba por adormecer. Não o devemos julgar devia estar exausto.
A ida ao centro de emprego fica para outro dia, pressa para quê?



Paula Fernandes, 11º G

Sem comentários: