domingo, 11 de maio de 2008

A Educação


O tema da educação é abordado na obra “ os Maias” por Eça de Queiroz, salientando o autor dois programas educativos: educação tradicional portuguesa e o modelo educativo inglês. Pedro e Eusebiozinho falharam na vida muito por culpa da educação portuguesa, muito protectora.
Nos dias de hoje, a educação é também um tema em discussão, sobretudo após o incidente na Escola Carolina Michaels, no Porto, que envolveu uma professora e uma aluna, em disputa por causa de um telemóvel.
A atitude da aluna, agressiva para com a professora, revelou má formação. Por isso tanto se discute, a este respeito, a questão da educação. É à família que cabe a responsabilidade? É à escola? É à sociedade onde os alunos estão inseridos?
A minha opinião é que as duas instituições, família e escola educam, têm essa função, e hoje há mais permissividade por parte dos pais e professores. Os tempos mudam. Os pais não negam aos filhos um telemóvel ou um MP3. O jovem quer, os pais dão.
O meio social em que os jovens estão inseridos também tem muita culpa, pois muitas vezes anula a educação e os valores transmitidos pela família. Os jovens ouvem mais o grupo de amigos do que os pais. Não aceitam conselhos. A sociedade é exigente e o jovem nela inserida é exigente também. E a culpa é dos pais? Talvez. Com pouco tempo disponível para os filhos, os pais tentam-nos compensar com ofertas que os satisfaçam. É uma espécie e um suporte materialista.
Assim sendo, parece-me que não há um culpado que explique a forma como hoje reagimos e revelamos má formação. Somos vítimas de uma sociedade muito exigente, sobretudo a nível tecnológico, o que nos provoca determinadas atitudes, muitas vezes negativas.




Luís Manuel, 11º E

Sem comentários: