segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Para seres grande sê inteiro!


Para ser grande, sê inteiro:

nada Teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa.


Põe quanto és

No mínimo que fazes.


Assim em cada lago a lua toda

Brilha, porque alta vive


Ricardo Reis



Então, gostaram deste poema? Pois, eu também gostei. A verdade é que o descobri de forma inesperada e, desde a primeira vez que o li, não mais me saíram do pensamento estas palavras: “Põe quanto és no mínimo que fazes”.Todo este poema é um grande conselho, intemporal. Nele, Ricardo Reis diz-nos para sermos sempre nós mesmos, completos, na mais pequena coisa que façamos. Diz-nos ainda que nada nosso devemos exagerar ou excluir, que devemos ser, simplesmente, nós mesmos e que assim seremos grandes e brilharemos como a lua.Estas palavras de Ricardo Reis são grandes, simples e dizem tanto. Acho que falo por todos quando digo que nos fazem pensar na nossa vida e fazer a pergunta: “será que ponho tudo de mim em tudo o que faço?”. E eu respondo que talvez não, porque há coisas que nós fazemos sem querermos realmente, e talvez nessas coisas não ponhamos tudo de nós.
Ricardo Reis deu-nos um grande conselho e registou-o para ficar para sempre. Por isso o escolhi, por ser um grande conselho e, também, porque este poema me escolheu, veio ter comigo e deu-me a mão. Agora depende de nós, queremos ou não ser grandes?


Bárbara Loureiro, 12º B


Sem comentários: