domingo, 31 de maio de 2009

Mundos Paralelos




Vivemos grande parte da nossa vida virados para nós mesmos, sem sequer nos darmos conta do que se passa à nossa volta.
Apesar de caricata, esta imagem tornou-se quase um símbolo de marca da nossa sociedade. A verdade é que hoje grande parte da população deste mundo, que se diz civilizado, ignora tudo aquilo que lhe seja alheio e não lhe traga benefícios. Mesmo vivendo numa sociedade aparentemente estável, a nível económico (Portugal), deparamo-nos, muitas vezes, com situações desesperantes, de verdadeira miséria, a verdade é que, por muito que essas imagens nos choquem, ao virar da esquina encontramos um amigo, por exemplo, e nunca mais nos lembramos daquela situação. Sabe-se hoje que 1 em cada 5 pessoas vive em condições de pobreza extrema, a cada 5 segundos que passa morre uma criança com fome, mas, ou lamentamos, contrapondo que a vida está difícil para todos, ou ficamos sensibilizados com a situação, e até queremos ajudar, mas é então que nos deparamos com um outro mundo, totalmente desconhecido, mas por vezes bastante próximo de nós. Voltamos então, para a metade que nos foi entregue pelos nossos pais que nos dá conforto, segurança e luxo. Temos medo de pisar o outro lado da fronteira, pois tememos perder a vida a que estamos habituados. A verdade é que, passando para o outro lado com boa intenção, na tentativa de tornar este dois mundos mais homogéneos e próximos, iremos encontrar algo que, dificilmente, encontraríamos no lado oposto, pois é dando que se recebe.
Edificámos um mundo perfeito e belo para todos, mas o mundo perfeito acaba por nascer e morrer dentro de nós, pois o maior cego é aquele que não quer ver.



José Ramião, 12ºC

2 comentários:

Fátima Inácio Gomes disse...

A imagem não é "caricata", Zé. É impressionante! Muito bem escolhida.
Chamas a atenção para ma questão muito importante, fizeste bem.
Confesso que não consegui atingir bem o alcance da última frase...

Anónimo disse...

A imagem fala por si!

=|

Parabéns pela escolha do tema. Para além de ser um assunto cada vez mais "batido", está a ser, também, cada vez mais banalizado na nossa sociedade.... (infelizmente)


Kalau, :p