segunda-feira, 1 de junho de 2009

Busca...




Eu escolhi esta imagem porque, ultimamente, ando a pensar muito sobre o que vai acontecer no meu futuro e penso ter encontrado a solução nesta foto.
Pergunto-me se continuarei a ser feliz. Será que vou conseguir ter sucesso no caminho que escolhi, será que conseguirei?
Tenho tido estas dúvidas com, cada vez, mais frequência por isso aproveitei esta oportunidade para reflectir sobre elas. Procurei em muitos lados uma maneira de me acalmar, de relaxar, tentar viver a vida a cada momento, mas a ansiedade continuava lá.
Durante a procura da resposta para minha ansiedade, ouvi várias respostas confortadoras, como “não te preocupes, a tua vida vai mudar completamente”, e eu pensei: mas eu quero que a minha vida continue igual! Então, ouvi “mas não te preocupes, é como se mudasses para um sítio novo onde não conheces ninguém”, e eu aí percebi que a pessoa à minha frente, nesse momento, não me compreendia nada, por isso desisti de fazer perguntas e continuei à procura da resposta noutro lugar.

Fui procurar conforto ao encanto dos livros, que sempre dão resposta às nossas questões, e neles encontrei que a melhor maneira de superar a ansiedade é sermos melhores, sermos tão bons que a ansiedade não exista. Bem esta resposta também não me ajudou, pois eu já sabia que para vencermos precisamos de esforço, de derramar suor pelos nossos sonhos, para vivermos mais além das estrelas.

Chegando a este ponto não sabia bem a quem recorrer. Tentei, então, pensar em alguém, e comecei a lembrar de todos os meus amigos com que estabeleci contacto desde que me lembre, e percebi, por fim, que a resposta que procurava esteve sempre perto de mim: as memórias [recordações, lembranças] dos meus amigos. Por mais que tempo passe, por mais afastados que estejamos, a amizade é, até ao fim, e ela é o que fará o dia de amanhã mais brilhante.


Um amigo é um bem
Um tesouro que se tem
São as luzes das estrelas
Que nos guiam mais além
São momentos bons e maus
Nesta estrada percorrida
Digo mais, não vos trocava
Por nada desta vida.

E, talvez um dia,
Chegue a hora do adeus,
Deixar-vos-ei com pena,
Amigos meus
Mas mesmo longe
Vós estais perto,
Ao pé de mim,
Pois entre amigos é assim.

Um amigo é um irmão
Nosso pensar, nossa mão
Meus amigos estais aqui,
Para vós canto esta canção,
Tempo voa nestes instantes
E já estamos de partida
Digo mais, não vos trocava
Por nada nesta vida.


(canção escutista)



Rui Lima, 12ºC

1 comentário:

Fátima Inácio Gomes disse...

É uma bela mensagem, Rui. Mas o que mais me agradou fou o modo como construiste o texto, nessa estrutura de pergunta de resposta, da incessate busca de respostas.