quarta-feira, 3 de junho de 2009

Essência de uma vida





Esta imagem pode ser um simples instrumento, mas para mim é muito mais do que isso.
Guitarra é o seu nome e apareceu na minha vida porque eu assim quis.

Desde que eu era miúdo que ela despertava em mim uma curiosidade enorme em a conhecer, mas talvez por não estar confiante em que tinha capacidades para saber usá-la é que demorei uns bons anos para ganhar coragem e ir ao seu encontro.
Foi o ano passado que arrisquei e comprei uma guitarra. A ansiedade em começar a aprender foi tanta que o meu gosto pela guitarra só por aí aumentou e muito.
Porque para mim a música completa a minha vida, e a guitarra é, sem dúvida, dos instrumentos que mais criatividade pede para que funcione. Então, eu comecei a dar passos pelo seu mundo e a explorar tudo o que a envolvesse.
As suas seis cordas são o seu símbolo maior e são aquilo que lhe dão a voz. E saber usá-las não é para todos.

Mas aquilo que me atrai mais neste instrumento é que, quando já estamos à vontade com ele, podemos tocar músicas que nos fazem sair deste mundo e entrarmos naqueles momentos a que eu chamo “zen”, o que para mim significa esquecermos tudo e sentir a essência da música que a guitarra proporciona. E é essa essência que faz da guitarra dos mais extraordinários instrumentos musicais.
É tão bom chegar a casa e, para esquecer o cansaço e o stress de mais um dia, e pegar na “guitarrinha” e desabafar tudo para ela e ela responder com a sua música tão pura, que limpa a mente e faz acabar bem o dia.

A guitarra já faz parte de mim e fará até ao final dos meus dias…



Manuel Sarmento, 12ºA

1 comentário:

Fátima Inácio Gomes disse...

Muito bom texto, Manel. E fala de uma paixão!... talvez por isso mesmo esteja bom ;-)