domingo, 30 de janeiro de 2011

Eduardo Mãos de Tesoura





Edward Scissorhands (Eduardo Mãos de Tesoura) é um filme de 1990, apresenta uma mistura de terror, romance e fantasia, dirigido por Tim Burton e como personagem principal Johnny Depp, que desempenha o papel principal de Edward. [falhas na coesão frásica e interfrásica, na ligação das frases]

A imagem do filme, Edward com o seu aspecto sombrio e a borboleta naquelas tesouras afiadas que ele tem em vez das mãos, demonstra que apesar do seu aspecto, ele é bondoso e não faz mal a ninguém nem a uma simples borboleta. [a mesma falha - repara, qual o sujeito de "demonstra" e, nesse caso, o antecedente de "seu"]

O início do filme começa com uma senhora que conta a historia de Edward à sua neta.
Edward é um jovem que foi criado por um velho inventor quem antes de morrer, deixou Edward inacabado e não teve tempo para lhe colocar as mãos, por isso, possuía tesouras em vez das mãos.
Edward vivia num alto de uma montanha, numa grande mansão, velha e assombrada.
Certo dia, uma vendedora da Avon bate a porta de Edward e ao vê-lo com mãos de tesoura e tão só naquela casa velha, decidiu levá-lo para sua casa. Onde [uso inapropriado] Edward se apaixona pela Kim, filha da vendedora, que apesar das esquisitices de Edward,  também se apaixona por ele.
As pessoas tinham muitos preconceitos sobre Edward, achavam que o aspecto dele era excêntrico e misterioso, mas na verdade ele era um jovem gentil e muito talentoso. Pois [coesão interfrásica] ele fazia maravilhosas estruturas em arbustos, em gelo e até cortava cabelo às pessoas.
Edward tentou ajudar um rapaz de ser atropelado, mas sem querer ele fez-lhe vários cortes na cara ao tentar salvá-lo. Quando as pessoas viram o rapaz, com os cortes na cara e a sangrar, pensaram [tempo verbal] que Edward lhe estava a fazer algo de mal. Edward estava tão assustado com a população revoltada, que fugiu com o medo. Ele sonhava em poder tocar em alguém sem a magoar com aquelas tesouras afiadas, que substituíam as mãos.
É interessante o facto de nevar na cidade: era devido a Edward quando ele fazia as suas belas estruturas em gelo. Assim Kim sabia que, enquanto estivesse a nevar, ele estaria vivo para ela, em sua memória.





Marta 10ºA

1 comentário:

Fátima Inácio Gomes disse...

Marta, escolheste um filme de culto. E também o primeiro grande sucesso de um dos meus realizadores preferidos.
Obrigada :)
Contudo, denuncias dificuldades na estruturação das frases: teremos de trabalhar mais isso.
Por outro lado, fizeste mais um texto descritivo, por vezes mais próximo do resumo, do que propriamente um artigo crítico - pouca exploração da componente informativa, e pouco investimento no domínio opinativo.