quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A Missão - impressões


Com o visionamento do filme "The Mission" pretendi conduzir-vos numa viagem no tempo, até os dias da colonização portuguesa e espanhola em terras da Amazónia, entre os índios.
"Os índios estão livres outra vez para serem escravizados pelos espanhóis e portugueses" comunicava o enviado do Papa. E foi a favor da liberdade desses índios que o Padre António Vieira escreveu o seu "Sermão de Santo António aos Peixes", esse que vamos agora estudar.

Para início de conversa, partilhem aqui as vossas impressões do filme, as vossas impressões daquela realidade, aquilo que vos tocou (ou não).

7 comentários:

Pedro Silva disse...

Retrata perfeitamente o papel das cortes europeias , que pretendem ser uma instituição do "bem" mas ,na verdade,só pensam em poder, vendo os índios como uma mão de obra escrava, invadindo as suas terras com o intuito de " espalhar a fé" !

Anónimo disse...

Foi bom , so podia ter sido visto , em toda a parte no anfiteatro !

Mayara Rodrigues disse...

A música aparece como meio de comunicação e aproximação entre povos desconhecidos, adorei. E no fim vê-se os guaranis que sobreviveram a levar no barco a flauta com que o Padre teve o primeiro contacto com eles...
É incrível o que um ser humano é capaz de fazer ao outro apenas por cobiça e egoísmo, e ainda hoje é assim.

Fátima Inácio Gomes disse...

É o que sinto/penso por diversas vezes, Mayara. Mas é uma história tão velha quanto o Homem.
Será que alguma vez atingirá um patamar superior?... passaram séculos e não se vê nada...

O anónimo deveria assinar, não? (havia partes, no anfiteatro, onde não se visse?... hummm)

Concordo, Pedro. Apesar de não se passar na corte, apercebemo-nos bem dos seus mecanismos de manipulação, mesmo a milhares de quilómetros.

Carla Gonçalves disse...

achei o filme bastante interessante, a banda sonora foi também, sem dúvida uma mais valia para dar ao filme a profundidade que tanto merece e pela qual é caracterizada. a história foi tocante, sem dúvida :)

Ana Luisa Lima disse...

O que ja todos disseram é verdade. O papel da companhia de Jesus no povo guarani foi de criar uma sociedade unida com os seus benefícios e qualidades mas isenta de maldade e vicios... Agrada-me a maneira como o povo guarani vive, em paz, em comunidade e em permanente contacto com a natureza... no entanto, revolta-me a maneira como alguns seres humanos agem, a favor da ganância e do poder, mesmo nos dias de hoje - "Alguns amam o poder, outros têm o poder de amar"

Hugo Gonçalves disse...

O filme despertou-me um sentimento de revolta... Como disse, sempre tive muito orgulho em ser Português mas depois de ver o que os meus antepassados foram capazes de fazer pergunto-me até que ponto me devo orgulhar da minha nacionalidade :\.
O filme e extremamente esclarecedor e mostra o que o ser humano e capaz fazer para se sentir o rei do pedaço.
O poder e a ganancia são tão grandes, que conseguiram acabar com uma ordem que protegia e cuidava dos mais necessitados.