terça-feira, 27 de dezembro de 2011

De que nos falam os peixes...

Convite aos alunos para falarem de Corrupção, inspirados pelo Sermão de Santo António aos Peixes
Texto selecionado:

É um facto que há muito que a terra deixou de se salgar. Seja pela religião, pela moral, pela ética, pelo que for.
Vivemos numa era em que, basicamente, é cada um por si e não importa quantos tenhamos de pisar para alcançarmos o nosso intento. Simplesmente não importa. O "eu" é tudo o que importa. É puro egoísmo e individualismo levado ao extremo.
E enquanto uns tentam manter a sociedade e a comunidade, outros aproveitam-se de tudo e todos, destruindo o trabalho de muitos, destruindo a própria comunidade.
Será que os senhores vulgarmente designados por corruptos não se apercebem de que o ser humano só tem uma boa vida e estabilidade em comunidade? Porque, se se apercebem, então só podem ser estúpidos, destruindo a comunidade que os torna fortes, ainda que não os torne tão fortes quanto a ambição deseja e a falta de escrúpulos alcança.
Se não se apercebem, então são claramente ignorantes e centrados em si próprios.
Percebam isto, meus caros, a melhor maneira de subirem não é deitarem os outros abaixo, mas sim manter a pirâmide e ir, lentamente, conscientemente e com justiça, alcançando o topo, o verdadeiro topo e não um amontoado de gente caída porque aí não há topo.
Aí, ficamos todos no fundo.





Inês Silva, 11º A


Post Scriptum: Basicamente, a opinião que queria expressar é a de que nós somos fortes como um todo, daí que a nossa espécie não vingue sem ser em comunidades. A corrupção é o apodrecer do sistema por maus elementos, que fazem com que o todo sofra. Penso que é o mais importante a dizer de tudo :)

2 comentários:

Inês disse...

gosto muito da imagem :)

Fátima Inácio Gomes disse...

Ainda bem! :)
É mesmo adequada, a toda a linha! :)