segunda-feira, 30 de abril de 2012

"A mim, o que me rodeia é o que me preocupa" - Recessão


   



   

FMI, Troika e Moody´s são termos relacionados com a economia que têm surgido imenso, reflectindo o estado actual do nosso país que caiu num empréstimo milionário e que vê o seu rating  ou, simplesmente, “ parâmetro que avalia a economia de um país”, a descer sucessivamente .

As contínuas subidas da taxa de desemprego e do IVA, aliadas aos cortes nos salários, essencialmente na função pública, acompanhados pela perda de regalias no sector privado, constituem factores predominantes para o empobrecimento da população. Consequentemente, vive-se num período de instabilidade e com um futuro pouco promissor, em especial para os jovens, pois são estes que se encontram, actualmente, a enriquecer o seu currículo; têm de superar as dificuldades económicas, muitas vezes aliadas ao dia-a-dia, tentando triunfar no mercado de trabalho, que é muito competitivo, procurando indivíduos altamente especializados mas, muitas vezes, disposto a pagar pouco por estes requisitos! 

     Tudo isto, obviamente, afecta-me, pois mais cedo do que aquilo que penso vou estar a tentar exercer algo relacionado com aquilo em que me especializarei, tal como a grande parte dos jovens que têm um curso superior. Contudo, apenas me vão interessar as propostas mais promissoras, se é que vou efectivamente ter acesso a estas, pois em Portugal há, de facto,  menos oportunidades comparativamente a outros países europeus e uma pequena taxa de empregabilidade em imensos cursos! No entanto, é de realçar que não basta ter (qualquer) curso superior e exigir um “ bom emprego” - nitidamente há que lutar para tal e, se não houve esforço durante toda a carreira de estudante, não se pode esperar que agora, milagrosamente, tudo se resolva.

     A situação actual não é de todo animadora, mas quem se esforça por algo irá tirar partido de tudo isso e ver os “frutos” de todo o seu trabalho, concluindo que realmente tudo vale a pena e nada acontece pelo simples acaso.



A visão do governo sobre a economia poderia ser resumida em poucas frases curtas: Se ela se movimenta, taxe-a. Se ela se continua a movimentar, regule-a e se ela pára de se movimentar, subside-a.
Ronald Reagan


Pedro Silva, 11º A


Sem comentários: