sábado, 12 de maio de 2012

"A mim o que me preocupa é o que me rodeia" - o ideal de beleza




As mulheres sempre foram as mais preocupadas com a aparência e a sociedade sempre delineou a “mulher ideal”, ou também chamado de ideal de beleza. O que é este ideal de beleza? Ideal de beleza é um “padrão”, estabelecido pela sociedade, utilizado para definir o corpo perfeito, quer feminino quer masculino. Visto que as mulheres sempre se preocuparam com a sua aparência, por vezes até demais, são elas que procuram atingir este padrão mesmo que isso possa, por vezes, ser prejudicial à sua saúde.
O “problema” é que este ideal muda, de tempos em tempos, por diversas razões. Por exemplo, ainda há pouco tempo a mulher ideal possuía uns quilinhos a mais, pois gordura era formosura, mas devido a novas descobertas na área da saúde, ficou a saber-se que estes quilos a mais eram prejudiciais a saúde e o ideal de beleza foi alterado radicalmente. Já nas décadas de 40/50 este padrão foi novamente alterado e tornou-se a nova “moda” ser como as mulheres que posavam para as revistas e calendários da época, sendo um exemplo desse a padrão a sex-symbol Marilyn Monroe. Já na década de 90 este padrão foi novamente alterado para o chamado de “culto da magreza”. Este ideal foi estabelecido pelas mulheres que desfilavam nas passarelas que possuíam corpos extremamente magros mas que eram considerados perfeitos.
Será que, à medida que o tempo passa e a medicina evolui, este ideal vai regredir e pôr, cada vez mais, em causa a saúde daqueles que ambicionam seguir o mundo da moda, tendo, para isso, que se tornar “perfeitos”?
Na minha opinião, este ideal devia ser “apagado” pois, apesar da beleza exterior ser muito valorizada, cada pessoa tem o seu ideal de beleza e, o que fica bem em algumas mulheres pode não ficar noutras, mas o que me preocupa ainda mais, é o facto de cada vez mais mulheres procurarem seguir este ideal, mesmo sabendo que isso terá consequências negativas na sua saúde. E mais, será que as mulheres não conseguem perceber por elas próprias que este ideal pode, para muitos homens, estar “errado”? Mulheres, aprendam a valorizar-se e ignorem estas “modas” que não fazem sentido.


Pedro Miguel, 11º A


Sem comentários: