sábado, 12 de maio de 2012

A mim o que me rodeia é o que me preocupa – KONY

“A mim o que me rodeia é o que me preocupa” – KONY



Hoje em dia, ensinamos as nossas crianças a se tornarem indivíduos perspicazes e capazes de aguentar as adversidades da vida, ensinamo-las a serem fortes, porque a sociedade devora todos aqueles que mostrarem sinais de fraqueza. Independência, astúcia e sentido de oportunidade são características essenciais para a sobrevivência dos tempos modernos.
Já todos nós, de algum modo, sabemos que o Mundo é corrupto; pode ter sido através de relatos ou através das nossas próprias experiências. Facto é que o Mundo é um lugar onde impera muitas vezes a injustiça. Facto é que a sociedade é uma obra em plena construção e em constante evolução, mas não quero com isto dizer que tem de algum modo vindo a melhorar. O Homem continua a ser um ser vil, enganador e sangrento. Apesar de se auto- intitular uma espécie inteligente, na verdade, não difere muito dos outros animais, pois também a sociedade humana é regida pela lei da selva, onde impera o mais forte. É certo que, para se distrair, o Homem cria histórias em que o Mundo é perfeito, em que o próprio Homem é perfeito. Onde não há maldade, onde apenas existe harmonia e felicidade.
Porém, todos sabemos que contos de fadas não existem; apenas existe a realidade e nós. E nós nunca fizemos nada para mudar a nossa realidade. Nós nunca fizemos, até 2012. Pois este é o ano em que o Homem vai dar um pequeno passo para um rumo melhor, vai ser o ano em que a justiça vai prevalecer e vai ser o ano em que, finalmente, mostramos às nossas crianças que afinal o Mundo não é um campo de batalha e cujo nosso único propósito não é singrar a todo custo. Este vai ser o ano em que a Humanidade se vai juntar para eliminar uma fracção de todo o mal que existe. Vamos mostrar às nossas crianças e a nós próprios que, afinal, o bem vence o mal e que não há nada de mal em ter fé num mundo melhor, pois isso não fará de nós pessoas inferiores ou mais fracas. Este será o ano em que todas as pessoas marcarão a sua presença na luta que, certamente, irá marcar as nossas vidas; não só pelo facto de eliminarmos um criminoso, mas pelo facto de sabermos que tornámos o Mundo um lugar melhor.
Joseph Kony, para além de ser o criminoso mais procurado do mundo devido aos seus hediondos crimes, em que durante 26 anos raptou mais de 30 000 crianças para se tornarem seus soldados, apenas para estabelecer o seu próprio poder, representa para todos nós um ponto de viragem. Porque vai ser este ano, 2012, em que o Homem vai capturar e travar Joseph Kony e com isso restabelecer um pouco da paz por que todos ansiamos. Vai ser o ano em que iremos fazer história, através da união e da persistência, ao travarmos um vilão e toda a sua crueldade. Podemos não ser o Super-Homem ou o Batman, podemos não possuir qualquer poder especial que nos torne heróis, mas temos a capacidade de nos unir e de lutar todos pela mesma causa. Lutaremos pela justiça e por um futuro melhor para nós e para os nossos filhos. Este ano, vai ser o ano em que a Humanidade vai ser testada, e o destino está nas mãos de cada um de nós.
Joseph Kony representa um grito de alerta para todos nós; representa todo o mal actual da sociedade, o poder, a corrupção, a guerra, a morte, e está na hora de todos nós mudarmos a mentalidade humana. Já todos nós sofremos das atrocidades que o Homem é capaz de fazer, e a prova disso está na história da Humanidade. 2012 será o ano em que iremos provar a nós próprios que não é apenas nos romances que o bem vence, porque 2012 ensinar-nos-á que podemos mudar o nosso destino se assim o desejarmos.
Iremos provar que afinal há esperança para a Humanidade.



Reportagem Kony 2012- duração 30 minutos
 (legendado)


Angêla, 12º A

1 comentário:

Fátima Inácio Gomes disse...

Bravo, Ângela, grande mensagem.
É esse o espírito!