domingo, 12 de outubro de 2014

Manifesto Anti-Perfeição por Sofia Campinho






Fim à busca da perfeição!
A esta tentativa de querer ser diferente, de querer ser o que não existe, de querer alcançar o inalcançável!
Ser perfeito é ter um corpo bonito, um cabelo sedoso, uma pele macia?
Ser perfeito é ter o mesmo peso daquela modelo da revista?
Ser perfeito é não ter defeitos? NÃO! Pois toda a gente os tem, e quem corre em busca da perfeição, está a correr em vão.
Ser perfeito x é ser minuciosamente perfeito nos próprios defeitos.
A perfeição caracteriza um ser ideal, uma circunstância que não possa ser melhorada ainda mais e mais...
Mas a perfeição dói, magoa...
Aos olhos de alguém, seremos sempre perfeitos, e os elogios permanecerão sempre. Os elogios são bons, bons de dizer, bons de ouvir, mas não atingem o ser ideal.
O ser ideal não existe, meus caros! A perfeição não existe! Aliás, eu não queria ser perfeita, mesmo que a perfeição existisse.
A perfeição não tem piada, não tem interesse, pois está tudo correto, está tudo no lugar, não há nada de errado com ela, o que a torna aborrecida!
É muito mais alegre ter defeitos! É preferível ter o cabelo grisalho a esvoaçar para frente da cara, é preferível ter aquela personalidade forte que nos faz ter uma opinião única em frente à plateia, é preferível ter aquela risada alta que faz com que os outros nos olhem, em vez de ser perfeito, ser correto, fazer tudo da maneira que tem que ser só para agradar! Ter defeitos faz com que tenhamos histórias para contar!
Vale a pena sorrir por um minuto e orgulharmo-nos de nós próprios, dos nossos defeitos, que nos tornam únicos!
Os defeitos tornam-nos únicos, pois eles caracterizam cada personalidade, e seria desinteressante se fôssemos todos perfeitos, pois iríamos ser todos iguais, como bonecos plastificados prontos para ir para a montra.
É como se que cada pessoa tivesse um preço, quando a primeira coisa para onde se olha é a etiqueta!
Abaixo a perfeição, pois a perfeição é a doença da nação!

É lindo não ser perfeita. Não há problema em ter o cabelo despenteado quando está vento, não há problema em ter uma borbulha na bochecha, não há problema em ter peso a mais, pois esse peso a mais proporciona curvas que tornam uma pessoa linda!

Para quem procura a perfeição, digo-vos, não é o nariz nem o queixo que precisa de cirurgia, mas sim a alma, mas, infelizmente, essa não a podeis ver!
Ide ao encontro da felicidade, da amizade, da esperança, da euforia, da inspiração, da nostalgia... ao invés da perfeição!



                                Sofia Campinho, 12ºG







1 comentário:

Fátima Inácio Gomes disse...


Não sei se "é mais alegre ter defeitos", mas que ser perfeito dá muito trabalho, ai isso dá :) Mais ainda quando, de facto, e como dizes, não há fim à vista ;-)