segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Da Imagem - Violência Doméstica - por Cristiana Gonçalves






Leitura da Imagem: 


            Nesta imagem podemos observar quatro personagens de histórias de encantar. Estas têm no seu rosto cortes e traumatismos. Para além disso, as suas expressões mostram sofrimento e tristeza. Outrora, respeitados, amados e vistos como exemplos de perfeição são agora violentados e desrespeitados. Deste modo, esta imagem tem a função de informar e denunciar a violência doméstica. Alertando as pessoas para a realidade, pois a vida nem sempre é um conto de fadas como as histórias dos personagens acima transmitem. A célebre frase “e viveram felizes para sempre” nem sempre se aplica a todos os casais, por vezes, estes perdem o respeito um pelo outro, como companheiros e como seres humanos, levando a episódios de violência. 




Criação Textual:


Violência Doméstica



A violência esteve sempre presente, tanto no passado como nos dias de hoje. Apesar de a violência ser quase sempre contra as mulheres, com o passar das décadas o “feitiço virou-se contra o feiticeiro”. Outrora vistas como o símbolo da docilidade, dependência e insegurança, as mulheres passaram a ficar cada vez mais independentes, tornando-se “senhoras do seu nariz”. Conquanto, a desigualdade ainda persiste.

Sem embargo, a violência doméstica é algo que abrange todas as pessoas, como mulheres, homens, crianças e até idosos, e ninguém tem o direito de exercê-la. Primeiro, porque a violência doméstica é um atentado à dignidade do Ser Humano. Segundo, porque causa cicatrizes irreparáveis na pessoa agredida e nas pessoas ao seu redor. Vejamos o caso de uma criançax que presencia os episódios violentos entre os seus progenitores. Esta criança irá ter a conceção errada do que é realmente uma relação familiar. E, por sua vez, irá provocar os mesmos sentimentos de medo e sofrimento ao seu futuro companheiro.  

O álcool e os ciúmes estão quase sempre “de mãos dadas” a este tipo de comportamento, pois o agressor vê a agressão apenas como uma ferramenta para controlar a vítima.

A violência doméstica funciona como um sistema circular – o chamado Ciclo da Violência Doméstica  – que apresenta, regra geral, três fases: "primeiro, há o aumento de tensão, onde as tensões acumuladas no quotidiano, as injúrias e as ameaças tecidas pelo agressor, criam, na vítima, uma sensação de perigo eminente; depois, existe um ataque violento e o agressor maltrata física e psicologicamente a vítima - estes maus-tratos tendem a escalar na sua frequência e intensidade; e por último, há uma espécie de “lua-de-mel” , na qual o agressor envolve agora a vítima de carinho e atenções, desculpando-se pelas agressões e prometendo mudar (nunca mais voltará a exercer violência). Este ciclo caracteriza-se pela sua continuidade no tempo, isto é, pela sua repetição sucessiva ao longo de meses ou anos, podendo ser cada vez menores as fases da tensão e de apaziguamento e cada vez mais intensa a fase do ataque violento. Usualmente este padrão de interação termina onde antes começou. Em situações limite, o culminar destes episódios poderá ser o homicídio." (cf. APAV)

Concluindo, na vida de um homem só uma tristeza existe: a tristeza de não saber amar. 




Cristiana Gonçalves, 12ºG

Sem comentários: