segunda-feira, 16 de março de 2015

Da imagem- Estereótipos- por Cátia Martins





Leitura da imagem

    Vivemos num mundo rodeado de estereótipos, que se encontram presentes nas diversas sociedades e culturas de todo o mundo. Esta imagem retrata alguns deles, que acabam por levar à discriminação por parte de outras pessoas, que generalizam, pois não é pelo facto de um individuo pertencer a um determinado país, que este é igual aos restantes habitantes desse mesmo país. Podemos interpretar estereótipo como um “rótulo” que associamos a um determinado grupo de pessoas, como por exemplo, “ as loiras são burras”. Estereótipos são, geralmente, um contexto infundado de algo ou de alguém.

     Através desta imagem podemos observar o mapa, e alguns dos estereótipos associados a certas áreas do mundo. Trata-se, por isso, de uma imagem com função crítica.
    

Criação textual a partir da imagem:


Do estereótipo ao preconceito 


     Em pleno século XXI, vivemos numa sociedade cheia de preconceitos e estereótipos insustentáveis. Estes encontram-se dispersos por todo o mundo e porquê? Pois esta é uma questão que tenho vindo a fazer a mim própria, o porquê de tanto preconceito!
    Os estereótipos não estão apenas ligados a culturas e raça, também podem estar ligados a questões ao nível do género, como por exemplo, considerar que o homem é mais forte que a mulher. Ao nível da anatomia até pode ser verdade, mas nem sempre um homem é mais forte que uma mulher, não podemos generalizar, primeiro temos que ter em conta os indivíduos em questão. O mesmo acontece quando vemos um grupo de Romenos a ter condutas incorretas. Mal virmos outro Romeno, vamos associar-lhe essa conduta, o que está incorrecto, pois ele não tem que ser igual aos outros. Eu já assisti a indivíduos Romenos com comportamentos não corretos e já tive uma amiga dessa nacionalidade que não era como eles. As ideias erradas acerca dos brancos, dos negros, dos árabes, dos chineses (entre outros) estão tão difundidas, tão enraizadas, que se transformavam em verdadeiros estereótipos, em preconceitos, conduzindo, por fim, às discriminações.
Comummente o preconceito tem sempre por base um estereótipo, em que as pessoas fazem avaliações e juízos em relação a um grupo, em vez de fazerem em relação ao indivíduo em si. Imaginemos uma situação de um crime, onde se encontravam presentes dois indivíduos de raça branca e um de raça negra: automaticamente a maioria das pessoas vai atribuir as culpas ao de raça negra e porquê? Foi ele que escolheu nascer assim? O facto de ser de raça negra quer dizer que é o culpado? Não!
      Devemos tentar viver de forma civilizada e não generalizar tanto, devemos de ter em questão o individuo em causa, por si, e não pela raça, género ou país a que pertença. Deixemo-nos de estereótipos infundados! Acabam sempre por levar ao preconceito e à discriminação.


Cátia Martins, 12º C

Sem comentários: