segunda-feira, 2 de março de 2015

Da Imagem - Fotografia - Beatriz Cunha





Leitura da imagem

 Na imagem estão várias fotografias que, pelo seu conteúdo, parecem ser de tempos bastante antigos. Esta antiguidade é visível também pela cor das fotografias que se encontram algumas a preto e branco e outras com um tom amarelado.


Texto argumentativo


   As fotografias, desde a descoberta da máquina fotográfica, nunca mais saíram das nossas vidas. Estas são como que memórias estáticas que nos ajudam a recordar aqueles momentos que a nossa mente já esqueceu ou que não queremos esquecer.  

  Esta maravilhosa descoberta fez com que as nossas vivências nunca se tornem parte do passado, mas que fiquem sempre presentes, quer seja digitalmente ou em papel. As fotografias podem guardar uma vida, como por exemplo, a memória de um casamento, de um nascimento ou até de uma viagem. Cada vez mais isto é visível nas redes sociais, em que estas são praticamente usadas como partilha de momentos passados por cada um.

   Não sendo só um auxiliar de memória, as fotografias são também, para muita gente, um objeto de trabalho. Para os jornalistas estas servem para mostrar aquilo que nem todos puderam ver e são como que a prova do acontecimento. Também na publicidade a fotografia é o meio mais utilizado visto ser um meio mais fácil de cativar o público em geral, pois "uma imagem vale mais que mil palavras".

   Em suma, é impossível imaginar a vida sem fotografias pois recordar é viver.



Beatriz Cunha, 12ºD

Sem comentários: