sábado, 14 de março de 2015

Da Imagem - o Mar - por Jéssica Oliveira








Leitura da Imagem


        A imagem ilustra um sossego enorme, inspiração sem fim, uma serenidade tremenda. Nesta foto/imagem o mar está calmo, tranquilo e rodeado por um céu tão escuro como uma luz apagada num quarto sem janelas. As ondas são quase nulas, nada parece quebrar este estado zen. Uma imensidão sem fim, sem barreiras, só o mar e o céu.


Texto argumentativo/criativo


        O que dizer? Durante anos, as pessoas desistiram dos seus sonhos por falta de inspiração, por falta de um lugar onde se sentissem em paz com elas próprias. Há mar e mar, mas a inspiração dada é tremenda. Neste momento, sinto-me tão vaga, sem saber o que dizer, mas ao imaginar-me perto do mar, daquele silêncio da noite, tudo muda, consigo imaginar-me para além daquela linha do horizonte. Sinto-me em paz comigo mesma, capaz de escrever o que não consigo dizer em voz alta, exprimir-me numa folha de papel.

        Mar... uma palavra tão pequena, mas com um significado enorme para cada indivíduo. Uns dizem que apazigua o pensamento, que os deixa confortáveis com o que sentem, outros dizem que é um mistério, uma incógnita, que não sabem o que sentem quando estão perto dele, mas que sentem-se invadidos pela paz transmitida. Mesmo em noites agitadas, de tempestades, o nascer do sol, o acalmar do mar deixa-nos, de certa forma, tranquilos, porque é como dizem "depois da tempestade vem a bonança".

        Tudo tem um fim, mas não sabemos quando é dado esse final, apenas devemos viver a vida na linha do limite, tal como o mar. Podemos ter todas as barreiras que com tempo e com calma, elas acabam por desaparecer, voltando à serenidade tão procurada.


Jéssica Oliveira, 12ºG




Sem comentários: