segunda-feira, 16 de março de 2015

Da Imagem - Pobreza - por Ivo Vilas Boas







                                                                                                                                                            
Leitura da Imagem

Nesta imagem vemos duas crianças a dormir, sentadas numas escadas. As duas crianças estão completamente sujas, assim como as suas roupas, que apresentam também serem velhas.
Esta imagem mostra-nos um caso da pobreza extrema que se faz sentir cada vez mais nos dias que correm. A falta de alimentos, de água, de roupas limpas, de calçado e de alojamento são as principais razões para que imagens como esta possam ser tiradas.


Texto argumentativo
A pobreza engloba vários conceitos, podemos entender a pobreza de uma maneira social, isto é, a exclusão social, a falta de educação e informação, que não é o caso, mas verifica-se sim a falta de rendimento ou riqueza para que possam ser compradas as coisas básicas da vida e assim se poder fazer uma vida “normal” e/ou podemos estar perante um caso de doença, que também é uma consequência da pobreza.
Vermos imagens como esta faz-nos perceber o que nos rodeia, pois são milhões de casos que existem como este e, por isso, devemos dar valor ao que temos, de poder fazer uma vida “normal”, pois muitas vezes ficamos tristes por causa de certas coisas, ou porque não podemos ter ou fazer certas coisas, no entanto, ao depararmo-nos com imagens como esta, vemos que os nossos problemas não são assim tão maus e acabamos por os desvalorizar um bocado.
É certo que todas as pessoas têm os seus problemas, mas em comparação com os de estas pessoas, alguns destes problemas acabam por ser insignificantes. Devemos pensar que existem pessoas a viver na miséria, sem nada para vestir e para comer e que nós acabamos por ser um bocado sortudos neste aspeto, por termos a vida que temos.
Se todos ajudarmos um pouco e se não olharmos só para o nosso bem-estar, ou seja, se não formos gananciosos e se formos humildes, pode ser que casos como o que vemos na imagem não sejam tão frequentes e, assim, poderemos viver num mundo e numa sociedade mais corretos e “normais”. 

Ivo Vilas Boas, 12º C 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

Sem comentários: