segunda-feira, 16 de março de 2015

Da Imagem - Racismo - Francisco Marques







Leitura da Imagem:

Nesta imagem é possível distinguir vários tipos de pessoas entre as quais uma pessoa de raça branca, outra de cor negra e outra ainda chinesa, todas envolvidas pelo mesmo cobertor. Tem como principal função transmitir a ideia da união de raças e a ideia de fundamental de sociedade na qual todos os indivíduos (negros, brancos, chineses, etc.) convivem em perfeita harmonia, sendo a sociedade harmoniosa representada pelo cobertor que engloba todas as pessoas.



Texto argumentativo:

 Esta imagem provém de uma das campanhas de sensibilização da marca Benetton contra o racismo e contra a diferença discriminação de raças. Esta empresa de roupa tem apoiado imenso estes nobres movimentos na luta contra as desigualdades e injustiças impostas pela sociedade actual.

Na imagem, as cores são muito significativas, visto que um dos aspectos a ser abordado é a cor da pessoa e também temos aquela cor do cobertor que nos dá uma sensação de conforto e segurança.

Relativamente ao assunto em concreto, o tema abordado é o racismo. Este pode ser considerado como uma perturbação na mente das pessoas devido à variedade de raças, mas estas diferenças não afectam em nada a qualidade do sujeito, daí não se perceber a posição de certas pessoas perante a diferença. O racismo é um preconceito estúpido, pois devemos aceitar as pessoas tal como elas são e não podemos julgá-las só por não terem a nossa cor ou por terem uns olhos diferentes dos nossos. 

Devemos ser todos iguais uns com os outros sem que as diferenças físicas nos impeçam e nos limitem nas relações e, concluindo, penso que o racismo é um “caminho” que ninguém deve seguir, pois apenas nos prejudica e “fica-nos mal”.


Francisco Marques, 12º C

Sem comentários: