segunda-feira, 2 de março de 2015

Da Imagem - Trabalho Infantil - por João Boaventura





Leitura da imagem:


Como podemos observar, são CRIANÇAS, INSTRUMENTOS DE TRABALHO, TRABALHOS DE ESFORÇO, SOFRIMENTO!
É visível o sofrimento presente nas expressões faciais dessas crianças, que tão novas são sujeitas a trabalhos que não são indicados às idades delas, tudo isso porque as necessidades são muito maiores!
Com o instrumento de trabalho a cobrir a cara, transmite uma imagem de compaixão a quem vê. Um pedido de SOCORRO, que é feito para o MUNDO fora!


 Criação textual a partir da imagem:


A escravização, o uso de crianças em trabalhos que nunca deviam ser feitos por elas, é, sem dúvida, algo que ainda se continua a observar em números elevados e em bastantes países. 

Estas fotografias deviam fazer as pessoas refletirem, pois tal como toda a gente tem direitos, estas crianças também os têm. O lugar delas nunca deveria ser um sítio onde as obriguem a realizar algo que não é adequado à idade delas.
A exploração do trabalho infantil ocorre com afluência nos países que são menos desenvolvidos, onde o mínimo dinheiro é o suficiente para os pais meterem os filhos a trabalhar. Trabalhos estes que são em diversos tipos de indústrias, como a agricultura, materiais de construção e a indústria de roupa e calçado. Algo que nos passa por vezes "ao lado", é que na indústria das roupa e do calçado, somos nós, população dos país desenvolvidos (população consumista), que contribuímos para que tal aconteça, involuntariamente.

Enquanto estas crianças são obrigadas a trabalhar, nós por vezes não aproveitamos a verdadeira oportunidade que nos dão para sermos alguém na vida, com a qualidade de ensino que nos é "oferecida". Algo que as crianças escravizadas, certamente, nunca iriam recusar, como alguns de nós fazemos.


João Boaventura, 12º D

Sem comentários: